top of page
Buscar
  • Foto do escritorKleber Del Claro

Interação Planta-Planta - resultados condicionais em uma planta hemiparasita! Plant Ecology!


Neste estudo orientado pela Profa. Helena Maura Torezan-Silingardi, da Universidade Federal de Uberlândia, a mestranda Melina Galdiano e o colega Dr. Eduardo Calixto, mostraram que:


Plantas hemiparasitas podem influenciar diretamente o desempenho das plantas hospedeiras por meio da invasão do sistema vascular.

No entanto, o quanto as plantas hospedeiras podem influenciar as plantas hemiparasitas é pouco compreendido.

Investigamos a fenologia, os componentes reprodutivos (grãos de pólen, botões florais, flores e frutos) e a composição e comportamento dos visitantes florais (tempo gasto por flor e número de flores visitadas) de Struthanthus polyanthus (Loranthaceae) em três espécies de hospedeiras diferentes.

Além disso, exploramos os efeitos de fatores abióticos (luz, temperatura e umidade) e bióticos (plantas hospedeiras) nos visitantes florais de S. polyanthus.

O estudo foi realizado de setembro de 2015 a dezembro de 2016, em uma área de savana no Brasil, em três hospedeiras diferentes.

Nossos resultados indicaram efeitos significativos das plantas hospedeiras e das variáveis abióticas nas plantas hemiparasitas e seus visitantes florais. Descobrimos que, embora os eventos fenológicos de S. polyanthus entre as hospedeiras coincidissem ao longo do ano, os componentes reprodutivos de S. polyanthus foram afetados de maneira diferente pelas hospedeiras, e as plantas hospedeiras influenciaram significativamente a composição e o comportamento dos visitantes florais de S. polyanthus.

Por fim, fatores abióticos influenciaram o tempo gasto por flor e o número de flores visitadas pelos visitantes florais de S. polyanthus.

Nosso estudo destaca o desempenho dependente do contexto de uma planta hemiparasita, contribuindo para uma melhor compreensão das relações planta-planta.


Conclusões


Relatamos pela primeira vez diversos fatores que podem ser afetados pela espécie hospedeira, especialmente os componentes reprodutivos e a composição e comportamento dos visitantes florais. Nosso estudo mostrou que (i) os eventos fenológicos da planta hemiparasita estudada são fortemente influenciados por fatores abióticos, (ii) os componentes reprodutivos da hemiparasita são influenciados pelo hospedeiro e (iii) fatores externos à hemiparasita (ou seja, composição e comportamento dos visitantes florais) podem ser influenciados tanto por fatores abióticos quanto por plantas hospedeiras, o que significa que as interações entre plantas hospedeiras e parasitas podem ser consideradas um sistema complexo. Este é um estudo inovador que destaca os impactos que fatores abióticos e bióticos têm no desenvolvimento e desempenho de uma planta hemiparasita, contribuindo para a compreensão dessas relações planta-planta.


Galdiano, M.S., Calixto, E.S. & Torezan-Silingardi, H.M. Context-dependent outcomes in plant–plant interaction: impacts of abiotic factors and host plant on a hemiparasitic plant performance. Plant Ecol224, 239–253 (2023). https://doi.org/10.1007/s11258-023-01292-7




96 visualizações0 comentário
bottom of page