Como uma mulher, depois de três filhos, volta a academia e chega ao cargo de Profa. Titular?
- Kleber Del Claro
- 9 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
A maioria das pessoas não tem conhecimento de como é a carreira do professor universitário e cientista no Brasil.
Conseguir um emprego de professor federal não é das tarefas mais fáceis. Por vários motivos, dentre eles, a falta de concursos, o número reduzido de vagas e a concorrência.
Em muitas áreas como é a Biologia, a concorrência é gigantesca, por exemplo, no último concurso para uma vaga no Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia, em 2024/25, foram 107 candidatos, todos doutores, para uma vaga.
Agora imagine se você for uma mulher, que teve três filhos e então decidiu voltar a fazer mestrado, doutorado e tentar ser professora universitária?
Serão enormes as barreiras pois vão medir e criticar suas escolhas, sua idade, sua capacidade e ainda vão dizer, se você conseguir chegar lá, "se não vai apenas dar umas aulinhas e se acomodar com o salário!".
Aqui, apresentamos para vocês a defesa do memorial para o concurso de titular no qual a Profa. Helena Maura Torezan Silingardi foi aprovada em 02 de dezembro de 2025.
Esta é a história de uma mulher cientista, que teve três filhos, com inúmeros problemas de saúde em decorrência de uma grave enfermidade na gravidez de seu primeiro filho (uma apendicite rompida no sexto mês da gravidez!). Que depois fez seu mestrado, publicou, fez seu doutorado viajando 300km semanalmente de Uberlândia para a USP em Ribeirão Preto. Que concorreu a uma vaga de professora fora de sua área de especialização. Que foi aprovada! Uma professora que assumiu mais de 180 turmas de graduação e pós-graduação. Uma pessoa que orientou de iniciação científica a doutorado e pós-doutorado, que publicou até aqui 57 trabalhos internacionais e vários livros, inclusive um pela Springer/Nature e uma enciclopédia para a Unesco.
Veja aqui, um exemplo para as meninas e mulheres na ciência!
Parabéns Profa. Helena Maura, para seus estudantes, a querida Maurinha!
Uma homenagem de A Ciência que nós fazemos a todas as mulheres guerreiras na ciência, representadas pela nossa professora!




