top of page
Buscar
  • Foto do escritorKleber Del Claro

Descobertas duas Novas Espécies de Plantas do Cerrado!


A Cientista do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia, Profa. Dra. Rosana Romero e seu aluno no curso de pós-graduação em Bologia Vegetal, Rodrigo Valentim, acabam de publicar um artigo internacional descrevendo duas novas espécies de plantas, uma delas endêmica, ou seja, só existe aqui, do cerrado de Uberlândia, Minas Gerais. O artigo publicado em PhytoKeys 181: 113–128 (2021), doi: 0.3897/phytokeys.181.70949


"Microlicia deflexa and M. johnwurdackiana (Melastomataceae), two new species from the Brazilian Cerrado",


descreve pea primeira vez duas novas especies dessa plantinha da família das quaresmeiras, aqui do cerrado. Lindas, super coloridas e simplemesnte maravilhosas, essas espécies vegetais podem ser de extrema importância na manutenção da biodiversidade do cerrado, pois possivelmente são polinizadas por abelhas nativas, sem ferrão, às quais servem de alimento.


No trabalho Microlicia deflexa sp. nov. e M. johnwurdackiana sp. nov. são descritas, ilustradas e uma chave de identificação atualizada para as espécies de Microlicia do Clube Caça e Pesca Itororó de Uberlândia é fornecida.

Microlicia deflexa ocorre nos estados de Minas Gerais e Goiás, e é caracterizada pela sépala linear-lanceolada e deflexa na flor e no fruto imaturo, pedicelo longo e indumento com tricomas glandulares misturados com glândulas esféricas, douradas.

Microlicia johnwurdackiana é endêmica de Uberlândia, e caracterizada pelo indumento de tricomas setosos e glândulas esféricas, douradas, pétala magenta com a face abaxial

esverdeada apenas no ápice e estames dimórficos com anteras bicolores e etraesporangiadas.


Parabéns às nossa colega e seu excelente aluno! A natureza e o cerrado agradecem!





Kleber Del-Claro

Editor de A Ciência que nós fazemos -

Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Permanente na PG Entomologia Universidade de São Paulo (FFCLRP).

Pesquisador 1A do CNPq.

Para saber mais veja a sessão Quem Somos!

https://www.cienciaquenosfazemos.org/

188 visualizações0 comentário
bottom of page