top of page
Buscar
  • Por Kleber Del Claro

Um Tubarão com 512 anos de idade! Pode ser o vertebrado mais velho do mundo.


"Um grupo de pesquisadores encontrou um tubarão antigo no Atlântico Norte, com 512 anos, que pode ser o vertebrado mais antigo do mundo. Enquanto o animal foi descoberto meses atrás, sua idade potencial foi revelada em um estudo publicado na revista Science.

O biólogo marinho Julius Nielsen descobriu que um tubarão de 18 pés da Groenlândia que sua equipe estudava tinha pelo menos 272 anos e possivelmente até 512 anos. Enquanto o tempo exato da descoberta permanece desconhecido, as notícias ressurgiram quando Neilsen concluiu sua tese de doutorado sobre tubarões da Groenlândia. No início deste ano, o professor Kim Praebel, da Universidade Ártica da Noruega, descobriu que os tubarões da Groenlândia poderiam ter uma vida útil de até 400 anos. Mas a pesquisa recente prova que as espécies poderiam viver mais. Com a ajuda de um modelo matemático que analisa a lente e a córnea que vincula o tamanho à idade, os pesquisadores descobriram uma maneira de prever a idade. O método para descobrir a idade do animal foi determinado no ano passado.

Ao medir o tamanho do tubarão encontrado na Groenlândia, os pesquisadores sugerem que o animal poderia ter nascido já em 1505, tornando-o ainda mais velho que Shakespeare. Os tubarões da Groenlândia - também conhecidos como tubarões-cinzentos, são grandes tubarões da família Somniosidae - crescem a uma taxa de um centímetro por ano, permitindo que os cientistas determinem sua idade medindo seu tamanho. O tubarão com 512 anos de idade foi um dos 28 tubarões da Groenlândia a serem analisados ​​pelos cientistas."

Do site:

https://www.isciphile.com/2019/09/512-year-old-shark-found-in-north.html?fbclid=IwAR16tqM_Uf7qY9QuC7opRRp4K7ug9MNlnmgjnlkno-x2u7liYdlPOatmxwY


407 visualizações0 comentário
bottom of page