Bolsas do CNPq - Suspensas! Mais um ataque a ciência nacional! Os cérebros do Brasil no limbo!
- Kleber Del-Claro
- 20 de jul. de 2019
- 3 min de leitura

Uma nota publicada na página do CNPq*, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, informa que a Chamada 22/2018 - Bolsas especiais, segundo cronograma, está suspensa até 30 de setembro de 2019 por indisponibilidade orçamentária no corrente exercício.
Este item inclui os Anexo I e II no qual se encontra a lista de bolsas suspensas, desse edital:
-Produtividade em Pesquisa (PQ) - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão inovadora (DT) - Pesquisador Visitante (PV) - Pós-Doutorado Junior (PDJ) - Pós-Doutorado Sênior (PDS) - Doutorado-Sanduíche no País (SWP) - Pós-Doutorado Empresarial (PDI) - Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI) - Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) - Produtividade Sênior (PQ-Sr) - Atração de Jovens Talentos (BJT) - Pesquisador Visitante Especial (PVE). Doutorados no exterior, integral e sanduíche.
Na página do CNPq, também lemos que "O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros."
"Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação".
"Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional. Para saber mais consulte o Organograma e o Regimento Interno da Instituição."
Tem como missão "Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional".
Como o Brasil será independente de tecnologias estrangeiras e um país soberano em educação e ciência, sem investimentos? Esses cortes e contingenciamentos irão representar décadas de atraso na ciência. Uma pesquisa interrompida, não se restabelece como um acender e apagar de luzes. A falta de investimentos e seu continuísmo na pesquisa leva a perda de material biológico e tecnológico que depende de insumos, manutenção e principalmente de cérebros atrás desses. Pessoas, abnegadas, jovens promissores, cientistas que mantém as chamas acesas. Que desenvolvem os novos medicamentos, tecnologias e descobertas. E essas pessoas precisam comer, se vestir, morar, sustentar suas famílias.
A fuga de cérebros já começou e se tornará uma avalanche. Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Dinamarca, Japão, já estão levando nossas melhores e jovens mentes. A geração que ficar, corre o risco de se tornar uma geração perdida para a ciência, pois não terá chances mínimas de competir com os incentivos aos cientistas europeus e da América do norte. Este é um momento em que não apenas os cientistas, os estudantes e professores universitários devem se unir, mas toda a comunidade lúcida, todas as pessoas de bem e que querem o desenvolvimento e o progresso do Brasil precisam se unir pela reversão neste contingenciamento, nestes cortes. O CNPq, assim como as Fundações de apoio estaduais, tais como a FAPEMIG, FAPERJ, FAPESP, precisam do apoio da comunidade em geral. O que está em jogo é aquilo que o CNPq mais defende "avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional."
Em tempo, cabe lembrar que o atual presidente do CNPq é João Luiz Filgueiras de Azevedo, um pesquisador com histórico de atuação na instituição como membro do Comitê de Assessoramento de Engenharias Mecânica, Naval e Oceânica e Aeroespacial por duas vezes, entre 2002 e 2004 e de 2010 e 2012. Além disso, Azevedo, que é pesquisador titular do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e professor colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele serve ao nosso Ministro, o astronauta Marcos Pontes. Como essas duas pessoas farão um bom governo, se não tem os recursos necessários?
Seja um patriota, lute pela educação e pela ciência do Brasil. Conte aos seus familiares e amigos sobre a crise absurda que vive a ciência nacional.
*http://www.cnpq.br/documents/10157/6894802/BOLSAS+ESPECIAIS+SUSPENS%C3%83O.jpg/bce85116-15bf-4264-85a3-252c3fd0cef1?t=1563539444285







The Samagra ID is a unique identity number for Madhya Pradesh residents to access pensions, scholarships, and government schemes.
With subsidy benefits, farmers can easily purchase tractors, reducing manual labor and increasing efficiency in agricultural work.
PM Kisan Tractor Yojana
Subhadra Yojana brings real change by providing financial assistance, promoting women's empowerment, and helping them achieve self-reliance for future stability.
Besides supporting farmers, PM Kusum Solar Yojana also strengthens India’s clean energy goals.
The Jan Soochna Portal is simple to use and highly beneficial for the citizens of Rajasthan.