Buscar
  • Kleber Del-Claro

Por que os cogumelos são tão coloridos e escuros?


Fotos de: Franz-S. Krah and Peter Karasch.

Animais e plantas podem apresentar uma enorme variação em sua coloração e o estudo dessa característica revela muito para nós sobre a história natural desses organismos. Cores podem estar relacionadas com termorregulação, comunicação intra e inter específica, advertência, sexo e muito mais.

Mas porque alguns cogumelos são tão coloridos, escuros e outros não?

este foi o assunto de trabalho de Franz-Sebastian Krah e seus colegas, em um estudo publicado na Nature, ecology and Evolution* que vale muito uma boa leitura.

Em resumo, Franz descreve que “Cogumelos são lindamente coloridos, mas por quê?. Não é segredo que as cores dos cogumelos são extremamente importantes para a identificação das espécies. Além disso, os cogumelos são os órgãos onde muitos fungos produzem e liberam esporos sexuais e, portanto, os cogumelos são cruciais para a reprodução e a dispersão. No entanto, não há explicação científica para a incrível diversidade da cor dos cogumelos." Após muitos estudos, a equipe sugere que "comunidades de cogumelos de cor escura são mais prevalentes em climas mais frios, o que é consistente com a teoria do melanismo térmico. Esses cogumelos são formados por fungos com importantes funções ecossistêmicas, como a decomposição de material orgânico morto e, portanto, importantes para o ciclo global de nutrientes e carbono. A coloração escura dos cogumelos pode, assim, aumentar o sucesso reprodutivo dos fungos em climas frios e, portanto, ajudar a manter as funções do ecossistema causadas por fungos em ambientes frios.".

Bom, agora só nos resta saber outros fatores importantes dessas cores incríveis, como os amarelo, liláses e etc.

Parabéns aos autores.

* https://natureecoevocommunity.nature.com/users/263487-franz-sebastian-krah/posts/49703-why-are-mushrooms-colored?utm_source=newsletter_mailer&utm_medium=email&utm_campaign=newsletter

European mushroom assemblages are darker in cold climates Franz-Sebastian Krah, Ulf Büntgen, Hanno Schaefer, Jörg Müller, Carrie Andrew, Lynne Boddy, Jeffrey Diez, Simon Egli, Robert Freckleton, Alan C. Gange, Rune Halvorsen, Einar Heegaard, Antje Heideroth, Christoph Heibl, Jacob Heilmann-Clausen, Klaus Høiland, Ritwika Kar, Håvard Kauserud, Paul M. Kirk, Thomas W. Kuyper, Irmgard Krisai-Greilhuber, Jenni Norden, Phillip Papastefanou, Beatrice Senn-Irlet & Claus Bässler Nature Communications volume 10, Article number: 2890 (2019) |


198 visualizações
SOBRE NÓS

A Comunidade dos

Cientístas Livre Pensadores

Trabalhando pela divulgação e popularização da Ciência!

LOCALIZAÇÃO

(34) 

38411-212

cienciaqnf@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© Kleber Del Claro & Co. Orgulhosamente criado com Wix.com