top of page
Buscar
  • Kleber Del-Claro

Podemos matar células cancerígenas cortando seu fornecimento de eletricidade?


Um novo olhar sobre essas células e na forma através da qual trocam energia, nos leva a crer que isso seja possível, é o que reporta o artigo que acaba de ser publicado:

Resumo:

Cientistas descobriram que há partes das membranas de células cancerígenas que são responsáveis pela transmissão de energia nessas células, reprogramando caminhos quando necessário. A identificação desses processos e o conhecimento de seu funcionamento pode gerar técnicas ou substâncias que desliguem esses processos, matando as células de câncer de fome, pois suas mitocôndrias (células responsáveis pela respiração celular e produção de energia) se esgotariam.

"Mechanistic insight into heterogeneity of trans-plasma membrane electron transport in cancer cell types." - Transferência de elétrons de membrana trans-plasma (tMPET) é um processo pelo qual equivalentes redutores, elétrons ou redutores como o ácido ascórbico, são exportados para o ambiente extracelular pela célula. O tPMET está envolvido em vários processos fisiológicos e foi considerado como tendo um papel na regulação redox do metabolismo do câncer. O que os autores desse estudo publicado em Biochim Biophys Acta Bioenerg. 2019 Jun 20. pii: S0005-2728(18)30663-7. doi: 10.1016/j.bbabio.2019.06.012, descobriram é que os tPMETs são usados ​​de maneira diferente, dependendo do tipo de célula. Os dados gerados indicam que os tPMETs podem desempenhar um papel fundamental na facilitação da reprogramação de energia em células malignas, pelo que os tPMETs são utilizados para suprir a necessidade de energia necessária quando ocorre estresse mitocondrial. Assim sendo, seria possível criar mecanismos de bloquear a transmissão de energia nessas membranas e matar de fome as células cancerígenas.


110 visualizações0 comentário
bottom of page