top of page
Buscar
  • Kleber Del-Claro

A ciência precisa chegar na formação básica: a "balbúrdia" do ensino de ecologia diretamen


Alunos de pós-graduação em atividades campo com alunos de Ensino Médio no cerrado do Clube de Caça e Pesca Itororó de Uberlândia, MG. Brasil.

Uma atividade comum em nosso laboratório, o LECI - Laboratório de Ecologia Comportamental e de Interações da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) que tem grandes laços com a USP-FFCLRP, através do Programa de Pós-Graduação em Entomologia de Ribeirão Preto é receber alunos do ensino médio, fundamental e bolsistas de IC Ensino Médio. Sempre que possível essa recepção é no campo. Lá nossos alunos, como neste caso Diego Anjos, Danilo Borges e Drielly Queiroga, ministram aulas de ecologia, história natural, zoologia e botânica, diretamente na natureza. Uma verdadeira bálburdia biológica.

A recompensa maior é ouvir desses jovens de 12, 13, 14, 15 anos, que nunca imaginaram que a universidade seria uma realidade tão próxima e que a ciência, a biologia, a evolução são tão interessantes, motivantes. Uma aula de campo, uma interação no laboratório, revela o que há de melhor nos dois grupos de jovens, os que ensinam e os que aprendem.

Sim, a universidade precisa cada vez mais se aproximar das escolas de ensino fundamental, médio, dos preparatórios pré-vestibulares. Essa balbúrdia é saudável.


43 visualizações0 comentário
bottom of page