top of page
Buscar
  • Kleber Del Claro

Ciência: A importância das redes sociais e de colegas na divulgação do seu trabalho de pesquisa!


Todos nós cientistas, estejamos no início, meio ou fim de carreira, nos preocupamos muito em como seremos vistos pelos nossos pares, em como aquilo que fazemos impacta ou não a ciência.

Porém, a percepção de que seu estudo é ou não bom, é ou não relevante, está cada dia mais difícil de ser percebida com clareza. Isso parece estar ocorrendo devido a enorme quantidade de estudos que passaram a ser publicados e divulgados nos últimos anos, com a explosão de novas revistas. E principalmente com os avanços tecnológicos que diminuíram infinitamente o tempo entre uma submissão e sua publicação.

Por exemplo, em 1996 publiquei um estudo que, sem grandes problemas, demorou três anos para sair. Imagine vocês, as coisas iam por correio! Carta! Sabe o que é isso? Pois é, as pessoas preenchiam formulários, escreviam cartas aos editores e colocavam num correio, em geral aéreo se a revista era internacional e esquecia daquilo. Imagina para ver o paper na mão? Quando chegava, em papel sedoso ou brilhante, a gente delirava! Tenho pastas tipo mostruário de arquiteto, com todos os meus papers. Vício daquela época, nostálgica. Mas agora em questão de segundos o paper está submetido na revista e disponível ao editor lá no Japão, na Inglaterra, USA e etc. Publicado em três meses se você for sortudo. Acontece!

Então, chegamos novamente ao ponto.

Como as pessoas vão saber da existência do seu estudo, nesse mar de papers?

Use as redes sociais!

Use seus contatos e grupos de colegas!

É isso que um estudo publicado* recentemente nos mostra. Na figura acima você vê que os leitores de ciência tem um comportamento peculiar nos dias atuais, eles encontram o que querem 65% das vezes através de redes sociais e em 25% das vezes nos sites das revistas.

Então, divulgar o que fazemos, de forma polida, bem ilustrada, visualmente ou mesmo com a adição de pequenos filmes através das redes sociais, é extremamente importante nos dias atuais.

Sim, você não deve ser timido(a) em "vender o seu peixe", pois o mercado está cheio deles e é importante que você saiba onde, como e quando oferecê-lo. Afinal de contas, queremos ou não ter reconhecimento pelo que fazemos em ciência? Não vamos ficar ricos de jeito nenhum não é mesmo? Mas pelo menos reconhecimento pelo que fazemos é bom. Uma outra vantagem é que as redes sociais levam esse conhecimento também a públicos leigos onde antes não chegariam.

Fica a dica!

Um abraço,

Kleber Del Claro

*How Readers Discover Content in Scholarly Publications By Tracy Gardner and Simon Inger Published by Renew Training, a trading name of Simon Inger Consulting Ltd Published March 2016 ISBN 978-0-9573920-4-5 Renew Training Fernhill, Church Lane, Drayton Abingdon, OX14 4JS, United Kingdom

How Readers Discover Content in Scholarly Publications – for more information and updates see sic.pub/discover


157 visualizações0 comentário
bottom of page