top of page
Buscar
  • Kleber Del Claro

O Livro Didático é Importante para a Ciência?


Sub estimado, sub valorizado, quase ignorado.

Essa é a situação dos livros didáticos nas avaliações de nossas agências de fomento à pesquisa. É quase como dizer ao cientista:

"Não perca tempo com essa bobagem! Isso não aumenta seu índice h!"

Mas o que nós queremos em ciência?

Não é a qualidade? Não é a excelência? Para isso não precisamos formar pessoas? Instruí-las adequadamente, orientá-las?

E quem seria um melhor orientador nas fases inicias da vida de um pesquisador, lá nos primeiros períodos da graduação, que um excelente livro didático!

Os livros didáticos dão um enorme trabalho a quem os prepara e abrem o caminho, na verdade iluminam o mente dos estudantes nas mais variadas fazes de suas vidas. São eles que estimulam, que apresentam a visão geral das coisas, dos saberes, dos processos evolutivos que moldam e transformam o conhecimento nas mais variadas áreas da ciência.

Didática, sem ela como entender, como se apaixonar por assuntos nunca antes vistos? Como imaginar novos caminhos na ciência e não apenas andar pelos caminhos já percorridos por outros se não temos uma clara fundamentação teórica, básica, que só o livro didático pode nos dar com a eficácia e velocidade necessárias?

Os trabalhos de pesquisa finais, publicados em revistas especializadas, com alto "fator de impacto" (isso é muito relativo!), são vistos como excelentes termômetros da qualidade da pesquisa produzida. Mas para chegar até eles temos que passar pela base e se queremos uma base sólida, estável, temos que valorizar os alicerces dessa obra. Por isso o livro didático é importante. Ele resume, ele traz a luz o mais relevante, ele impressiona e apaixona, precisamos voltar a valorizar o livro didático.

Meus colegas cientistas, não podemos deixar nossos "papers" de lado. As regras do jogo são claras. Mas há tempo sim para nos preocuparmos em produzir também livros didáticos.

Não se importem com as agências de fomentos nesse sentido, não se sintam desvalorizados.

A maior recompensa em nossas carreiras é saber que fizemos a diferença.

Não há melhor pagamento que a gratidão dos alunos que nos escrevem dizendo o quanto aprendem e se apaixonam com os livros didáticos que produzimos.

Kleber Del Claro

A Ciência que nós fazemos aposta no Livro Didático!


21 visualizações0 comentário
bottom of page