top of page
Buscar
  • Kleber Del Claro

Uma mesma planta em diferentes locais pode mudar sua forma de polinização?


É o que o estudo dessa turma aí na foto acaba de mostrar. Trabalhando com uma mesma espécie de planta, a Unonopsis guatterioides, uma Annonaceae, ou seja, uma planta parente da graviola, do marolo, da fruta do conde, pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia, Salzburg na Áustria e Ulm na Alemanha, trabalharam anos a fio para chegar a conclusão que sim. Uma mesma espécie de planta crescendo em diferentes condições (cerrado e amazônia) pode apresentar grandes diferenças na sua forma de polinização e na diversidade de polinizadores a ela associados.

A pesquisa encabeçada pelo Prof. Dr. Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira do Instituto de Biologia da UFU, conta também com sua colega Profa. Dra. Helena Maura Torezan-Silingardi, seu aluno Carlos Eduardo R. Tomé, com Steffan Dotterl da University of Salzburg, Áustria e com os eminentes pesquisadores de grande renome internacional Gerhard Gottsberger e Ilse-Silberbauer Gottsberger da Univerisy of Ulm, Alemanha.

A publicação intitula-se "Differential pollination modes between distant populations of Unonopsis guatterioides (Annonaceae) in Minas Gerais and Amazonas, Brazil" e estará em breve na importante revista internacional, FLORA - http://dx.doi.org/doi:10.1016/j.flora.2016.07.014

A Ciência que nós fazemos aguarda ansiosa a publicação! Parabéns!


54 visualizações0 comentário
bottom of page