Buscar
  • Kleber Del Claro

Universidades Consideram voltar as aulas presenciais apenas em 2021!




Mediante a expansão da epidemia do Covid-19 nos Estados Unidos e notícias de jovens saudáveis, sem complicações de saúde, sendo gravemente afetados e morrendo com essa virose, diversas universidades Americanas começam a pensar em como viabilizar a volta às aulas presenciais apenas em 2021. A Boston University já segue por esse caminho.


É o que reporta hoje a CNN Americana*:


Universities begin considering the possibility of canceling in-person classes until 2021

By Brian Ries and Meg Wagner, CNN- Updated 0613 GMT (1413 HKT) April 15, 2020



É bom planejar bem à frente!

A reportagem nos traz a informação de que Eric Feigl-Ding, epidemiologista e cientista visitante na Harvard T.H. Chan School of Public Health, disse à CNN que as faculdades estão fazendo a coisa certa, planejando o inesperado.

"Acho que as faculdades devem definitivamente fazer planos para adiar as datas de início e para fechamentos e reabertura intermitentes, porque a modelagem epidemiológica sugere que talvez tenhamos que entrar em ondas abertas e fechadas até potencialmente até 2022", disse ele.

Pesquisadores da escola Chan disseram na terça-feira que os EUA podem ter que suportar medidas de distanciamento social, como ordens de permanência em casa e fechamento de escolas, até 2022.

Ou seja, a menos que uma vacina se torne rapidamente disponível. "O distanciamento intermitente pode ser necessário até 2022, a menos que a capacidade de tratamento intensivo seja substancialmente aumentada ou um tratamento ou vacina esteja disponível", escreveram os pesquisadores.

Outro fator importante é saber: se as pessoas ficam realmente imunes ao novo coronavírus após serem infectadas. Isso ainda não é conhecido.


E no Brasil?


Por aqui tudo continua absolutamente indefinido. Na data de hoje não sabemos nem mesmo se o atual ministro da saúde e equipe ficarão no cargo, a imprensa sugere que não. O Ministério da Educação durante a pandemia fez cortes de bolsas de pós-graduação e apresenta indefinição com relação ao ENEM.


Uma coisa é certa, nossas universidade não estão preparadas para um ensino à distância repentino. Por isso mesmo deveriam todos os gestores já estarem debruçados em estudos. Precisamos buscar formas rápidas e iniciativas criativas e inteligentes para que a atual geração de estudantes não seja ainda mais prejudicada.


A questão não é se devemos partir para esse caminho, mas como faremos para:

1) Ministrar aulas teóricas - mais fácil, podem ser enviados textos, questionários, reuniões em plataformas virtuais. Mas as universidades terão que ajudar os estudantes carentes com material computacional, ou viabilizar salas de apoio com amplo distanciamento e higienizadas;


2) Aulas práticas! - Como viabilizar? Em alguns casos será impossível que ocorram, então turmas reduzidas e com material de proteção deverão ser pensadas;


3) Como lidaremos com os conflitos humanos que irão surgir nesse momento? As relações professor-aluno nunca mais serão as mesmas, seja qual for a escolha que fizermos.


Passaremos por um período muito difícil, não sabemos o que virá. Certamente teremos que passar por outros períodos de isolamento, mais curtos ou mais longos, a depender da atitude da populações e dos políticos. Isso vai se agravar quanto mais demorar a surgir um medicamento ou vacina, ainda inexistentes.


Mas não é uma gripezinha qualquer que derruba a economia mundial, que fecha países, que cala os dirigentes mais arrogantes das nações mais poderosas.


Tudo que não podemos é ficar inertes nesse momento.

Temos que nos preparar para todos os cenários possíveis.

Com a palavra o MEC!


*https://edition.cnn.com/2020/04/14/us/university-may-cancel-classes-fall-2021-trnd/index.html?fbclid=IwAR1IGubH-3duVl_8H8IbXLimb3nTRiQ3eWnbME-Bou_Iou0Q3du2OdBVKRE

991 visualizações
SOBRE NÓS

A Comunidade dos

Cientístas Livre Pensadores

Trabalhando pela divulgação e popularização da Ciência!

LOCALIZAÇÃO

(34) 

38411-212

cienciaqnf@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© Kleber Del Claro & Co. Orgulhosamente criado com Wix.com