top of page
Buscar
  • Foto do escritorKleber Del Claro

Quais Máscaras Funcionam Contra a COVID-19? Cientistas da UFU respondem com experimentos.



Ao longo das últimas duas semanas os Professores Adamo F. G do Monte e Maurício Foschini, da Universidade Federal de Uberlândia, UFU, se debruçaram sobre essa questão, foram para o laboratório e usando seus instrumentos, testaram todas as máscaras possíveis.

Este estudo consistiu na comparação da eficiência relativa de máscaras comerciais com alguns tecidos e papeis comumente mencionados pelo Ministério da Saúde

O arranjo experimental usado na execução das medidas para determinação de porcentagem de retenção de aerossóis em materiais utilizados como máscaras caseira utilizou um nebulizador piezoelétrico de 3W de potência e uma frequência de 108 kHz. Este equipamento foi utilizado para a criação do aerossol de água destilada. A nevoa foi transportada em uma linha com a sucção de um aspirador de pó. Na linha de transporte foi adicionando uma válvula de controle de fluxo e pressão. As medidas de pressão foram obtidas com um sensor de pressão BMP180 utilizando o Arduino nano V3 – ATMEGA 328p programado como interface e um computador. Foi confeccionada em uma impressora 3D uma câmara como porta-amostra com 6 janelas ópticas planas, que podem ser desacopladas para inserção de amostras, sendo 3 janelas antes da amostra 3 janelas após a amostra seguindo o fluxo do aerossol.

Os resultados principais estão na figura acima, que ilustra essa divulgação, os dados originais e demais gráficos não serão ainda disponibilizados, pois os docenestes estão preparando uma publicação científica com eles. Com muita atenção à comunidade e no intuito de colaborar no combate à pandemia, cederam a figura.

Os resultados da figura mostram que máscaras N95 e cirúrgicas devem ser reservadas para grupos de risco. Para as pessoas comuns, o estudo mostra que máscaras de algodão 100%, com triplo ou duplo tecido são as excelentes, assim como as de tricoline. O papel filtro muito bem o aerosol, mas não tem boa vedação lateral e umidifica muito rápido, em segundos, perdendo sua função. Assim como os outros tipos de papel.

As máscaras baratas de TNT, vedam muito pouco, quase nada.

Agradecemos aos colegas pela generosidade em liberar a tabela.

É a ciência contra o coronavírus.


112.461 visualizações17 comentários

17 Comments


Marco A de Avila
Jul 08, 2020

Primeiramente parabenizo sobre a reportagem e iniciativa. Outrossim, pretendo produzir filtros circulares de 50mm para a minha máscara de polietileno, para efetiva redução de custos, à utilização seria em cotidiano e na prática de esporte. - O Pano Multiuso 03 camadas Scoth Bright, qual foi utilizado para o experimento, seria o de rolo, haja vista, vários panos multiuso desta marca. - O Filtro de Papel, seria o de Celulose (Coador de Papel Melitta) e por utilizar tão somente como filtro e não como máscara, não teria o problema de moldar ao rosto, mas mesmo assim haveria o problema de umidificação?

- Qual seria o tempo de utilização para a troca dos filtros, 03 camadas Multiuso ou Filtro Papel se…

Like

bruninholemos84
May 12, 2020

O covid tem um diâmetro de 400 nanômetro ou 4 x10^-7, como uma mascara sem um filtro adequado será uma barreira física? Essa pesquisa trata-se de eficaz ou de probabilidade? O uso de colete a prova de bala é eficaz em um confronto na favela ou em um passeio ao shopping? A sua probabilidade de serventia na utilização será eficaz utiliza-lo em um confronto ou no shopping? Primeira duvida da pesquisa, mais que será tirada ao ser publicada, hoje essa questão está em aberto.

No estudo vai falar sobre a contaminação cruzada que pode ser adquirida utilizando uma mascara que não possui um filtro adequado para seu devido fim.

Confesso que fiquei estigado pelo estudo, parabéns aos pesquisadores e devemos…

Like

amamestica
May 04, 2020

Eu li que tecido de malha era o menos indicado pra fazer uma máscara, porque é um tecido de trama aberta, e que quando esticada fica mais aberta ainda. Quem falava era pessoal da saúde. Dizeram que usar uma máscara de malha e nada eram a mesma coisa. Malha é o tecido de fabricar camisetas. Tecido 100% de algodão é outra coisa. Poderiam responder, por favor?

Like

amamestica
May 04, 2020

Eu li que tecido de malha era o menos indicado pra fazer uma máscara, porque é um tecido de trama aberta, e que quando esticada fica mais aberta ainda. Quem falava era pessoal da saúde. Dizeram que usar uma máscara de malha e nada eram a mesma coisa. Malha é o tecido de fabricar camisetas. Tecido 100% de algodão é outra coisa. Poderiam responder, por favor?

Like

danssilva78
May 03, 2020

Agradeço a pesquisa e a oportunidade de perguntar, acho interessante na pesquisa saber o tempo de podemos usar esses materiais, e principalmente esses que podem ser confeccionado em casa. Grato mais uma vez.

Like
bottom of page