Buscar
  • Kleber Del Claro

Quais Máscaras Funcionam Contra a COVID-19? Cientistas da UFU respondem com experimentos.



Ao longo das últimas duas semanas os Professores Adamo F. G do Monte e Maurício Foschini, da Universidade Federal de Uberlândia, UFU, se debruçaram sobre essa questão, foram para o laboratório e usando seus instrumentos, testaram todas as máscaras possíveis.

Este estudo consistiu na comparação da eficiência relativa de máscaras comerciais com alguns tecidos e papeis comumente mencionados pelo Ministério da Saúde

(ref. https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/06/Nota-Informativa.pdf), em mídia, ou até mesmo em redes sociais.

O arranjo experimental usado na execução das medidas para determinação de porcentagem de retenção de aerossóis em materiais utilizados como máscaras caseira utilizou um nebulizador piezoelétrico de 3W de potência e uma frequência de 108 kHz. Este equipamento foi utilizado para a criação do aerossol de água destilada. A nevoa foi transportada em uma linha com a sucção de um aspirador de pó. Na linha de transporte foi adicionando uma válvula de controle de fluxo e pressão. As medidas de pressão foram obtidas com um sensor de pressão BMP180 utilizando o Arduino nano V3 – ATMEGA 328p programado como interface e um computador. Foi confeccionada em uma impressora 3D uma câmara como porta-amostra com 6 janelas ópticas planas, que podem ser desacopladas para inserção de amostras, sendo 3 janelas antes da amostra 3 janelas após a amostra seguindo o fluxo do aerossol.

Os resultados principais estão na figura acima, que ilustra essa divulgação, os dados originais e demais gráficos não serão ainda disponibilizados, pois os docenestes estão preparando uma publicação científica com eles. Com muita atenção à comunidade e no intuito de colaborar no combate à pandemia, cederam a figura.

Os resultados da figura mostram que máscaras N95 e cirúrgicas devem ser reservadas para grupos de risco. Para as pessoas comuns, o estudo mostra que máscaras de algodão 100%, com triplo ou duplo tecido são as excelentes, assim como as de tricoline. O papel filtro muito bem o aerosol, mas não tem boa vedação lateral e umidifica muito rápido, em segundos, perdendo sua função. Assim como os outros tipos de papel.

As máscaras baratas de TNT, vedam muito pouco, quase nada.

Agradecemos aos colegas pela generosidade em liberar a tabela.

É a ciência contra o coronavírus.


110,707 visualizações17 comentários
SOBRE NÓS

A Comunidade dos

Cientístas Livre Pensadores

Trabalhando pela divulgação e popularização da Ciência!

LOCALIZAÇÃO

(34) 

38411-212

cienciaqnf@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© Kleber Del Claro & Co. Orgulhosamente criado com Wix.com