Kleber Del Claro
Obesidade pode Reduzir os Efeitos Positivos da Vacina contra o Coronavírus!
Atualizado: 7 de abr. de 2021
Um artigo divulgado na CNN Internacional* (por Sarah Varney, aqui parcialmente traduzido e adaptado) relembra que já sabemos que as vacinas projetadas para proteger o público da gripe, hepatite B, tétano e raiva podem ser menos eficazes em adultos obesos do que na população em geral, deixando-os mais vulneráveis a infecções e doenças.
Há, então, poucas razões para acreditar, dizem os pesquisadores da obesidade, que as vacinas Covid-19 serão diferentes.
Ou seja, elas serão menos efetivas, muito provavelmente em obesos e pessoas com sobrepeso.
"Teremos uma vacina Covid no próximo ano adaptada para obesos? De jeito nenhum", disse Raz Shaikh, professor associado de nutrição da Universidade da Carolina do Norte-Chapel Hill.
Em março, ainda no início da pandemia global, um estudo pouco notado da China descobriu que pacientes chineses mais pesados atingidos pelo Covid-19 tinham maior probabilidade de morrer que pacientes mais magros, sugerindo um futuro perigoso aguardado pelos EUA, cuja população está entre as mais pesadas no mundo.
E então esse futuro chegou.
A obesidade é conhecida por ser um fator de risco significativo para a morte por doenças cardiovasculares e câncer. Mas os cientistas no campo emergente do imunometabolismo estão descobrindo que a obesidade também interfere na resposta imune do corpo, colocando as pessoas obesas em maior risco de infecção por patógenos como influenza e o novo coronavírus.
O tecido adiposo - ou gordura - na barriga, o fígado e outros órgãos não é inerte; contém células especializadas que enviam moléculas que os cientistas suspeitam induzir um estado crônico de inflamação. A inflamação crônica parece interferir na resposta imune às vacinas, possivelmente sujeitando as pessoas obesas a doenças evitáveis, mesmo após a vacinação.
Portanto, é hora de controlar a boca. Fazer exercícios!
Esse vírus vai mudar o mundo, em muito sentidos!
Ele está nos mostrando a força da seleção natural, a qual tínhamos esquecido.
*https://edition.cnn.com/2020/08/05/health/obesity-covid-vaccine-effectiveness-wellness/index.html