Buscar
  • Kleber Del Claro

Obesidade pode Reduzir os Efeitos Positivos da Vacina contra o Coronavírus!


Um artigo divulgado na CNN Internacional* (por Sarah Varney, aqui parcialmente traduzido e adaptado) relembra que já sabemos que as vacinas projetadas para proteger o público da gripe, hepatite B, tétano e raiva podem ser menos eficazes em adultos obesos do que na população em geral, deixando-os mais vulneráveis ​​a infecções e doenças.


Há, então, poucas razões para acreditar, dizem os pesquisadores da obesidade, que as vacinas Covid-19 serão diferentes.

Ou seja, elas serão menos efetivas, muito provavelmente em obesos e pessoas com sobrepeso.


"Teremos uma vacina Covid no próximo ano adaptada para obesos? De jeito nenhum", disse Raz Shaikh, professor associado de nutrição da Universidade da Carolina do Norte-Chapel Hill.


Em março, ainda no início da pandemia global, um estudo pouco notado da China descobriu que pacientes chineses mais pesados ​​atingidos pelo Covid-19 tinham maior probabilidade de morrer que pacientes mais magros, sugerindo um futuro perigoso aguardado pelos EUA, cuja população está entre as mais pesadas no mundo.


E então esse futuro chegou.


A obesidade é conhecida por ser um fator de risco significativo para a morte por doenças cardiovasculares e câncer. Mas os cientistas no campo emergente do imunometabolismo estão descobrindo que a obesidade também interfere na resposta imune do corpo, colocando as pessoas obesas em maior risco de infecção por patógenos como influenza e o novo coronavírus.


O tecido adiposo - ou gordura - na barriga, o fígado e outros órgãos não é inerte; contém células especializadas que enviam moléculas que os cientistas suspeitam induzir um estado crônico de inflamação. A inflamação crônica parece interferir na resposta imune às vacinas, possivelmente sujeitando as pessoas obesas a doenças evitáveis, mesmo após a vacinação.


Portanto, é hora de controlar a boca. Fazer exercícios!

Esse vírus vai mudar o mundo, em muito sentidos!

Ele está nos mostrando a força da seleção natural, a qual tínhamos esquecido.



*https://edition.cnn.com/2020/08/05/health/obesity-covid-vaccine-effectiveness-wellness/index.html

1,994 visualizações
SOBRE NÓS

A Comunidade dos

Cientístas Livre Pensadores

Trabalhando pela divulgação e popularização da Ciência!

LOCALIZAÇÃO

(34) 

38411-212

cienciaqnf@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© Kleber Del Claro & Co. Orgulhosamente criado com Wix.com