O SOL, que é de graça, está na sua janela, varanda, no seu jardim ou quintal todo dia, pode lhe ajudar a eliminar germes, como bactérias, fungos e vírus.
Ele estimula seu sistema imunológico, e a produção de vitamina D.
O sol pode até mesmo ser um aliado para combater a depressão!
Sol é vida!
Ele ajuda a eliminar os germes de suas roupas, tênis, sapatos e muito mais!
Tome sol! Nos horários certos (até as 9:30 ou após às 15:30) e não em demasia (15 a 20 minutos bastam). Não se esqueça do sol!
Veja aqui explicações mais técnicas e detalhadas, todas referenciadas.
Efeito do sol sobre germes: microrganismos como bactérias, fungos, vírus e etc.
Desde o século XIX, ou seja, desde 1877 sabemos que os raios ultravioletas do sol podem matar uma série enorme de bactérias e outros microrganismos. Entre 1877 e 1878, Arthur Downes e Thomas Blunt relataram que o crescimento de bactérias foi inibido pela exposição ao sol. Eles usaram tubos de ensaio de vidro fino, esterilizados na região azul violeta do espectro solar. Sob a luz solar diária, os tubos permaneceram livres de germes (REF 1). Não é a toa que hoje usamos lâmpadas de UV, germicidas, para esterilizar equipamentos médicos e odontológicos, aquelas estufas do consultório dentário com uma luz azul ou violeta. Isso foi desenvolvido a partir de mais de 100 anos de estudos científicos.
A Comissão Européia de saúde (REF 2) diz claramente que “O UV-C (luz ultravioleta ou solar) produzido artificialmente foi usado com sucesso como germicida e bactericida por décadas. Pode matar ou desativar o crescimento de microrganismos como bactérias, vírus e outros patógenos e fornece uma alternativa livre de produtos químicos a outras desinfecções. Devido à sua eficácia e vantagens, o UV-C é usado para uma gama crescente de procedimentos. É usado, por exemplo, para desinfecção no tratamento de águas residuais, laboratórios, ar condicionado e até piscinas e aquários, bem como em várias etapas da alimentação e processos industriais de bebidas. UV-C também é usado em clínicas e hospitais para esterilizar instrumentos, superfícies e o ar.”
Efeito do sol na VITAMINA D: fortalece o sistema imunológico e combate a depressão!
O Sol estimula a produção de vitamina D, que é produzida pelo corpo naturalmente depois da exposição aos raios UVB.
Segundo Juliana Xavier (REF. 3) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), “A vitamina D é um pró-hormônio que associado ao paratormônio (PTH), atua como importante regulador do metabolismo ósseo. A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dessa substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos (salmão, atum, cavala, arenque, sardinha) são fontes dessa vitamina, porém representam apenas 10%, os outros 90% são obtidos através da síntese cutânea após a exposição solar, que deve ser realizada, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, por 5 a 10 minutos todos os dias, a fim de sintetizar a vitamina D.”
Diversos estudos científicos mostram que a ação da Vitamina D é diversa e importante, pois:
1. Regula a presença de cálcio e ferro no sangue;
2. Controla a pressão arterial e as funções cardíacas;
3. Favorece a força muscular;
4. Previne a calvície;
5. Combate doenças autoimunes;
6. Regula a secreção de insulina;
7. Auxilia no fortalecimento dos ossos.
A falta de vitamina D pode ser uma das causas de:
1. Ficar doente ou contrair infecções com frequência;
2. Fadiga e cansaço;
3. Dor nos ossos e nas costas;
4. Depressão;
5. Dificuldades de cicatrização;
6. Perda óssea;
7. Perda de cabelo.
Veja mais em:
Ref 1 - The discovery of the damaging effect of sunlight on bacteria - Philip E. Hockberger - Journal of Photochemistry and Photobiology B: Biology 58 (2000) 185–19. -(https://www.researchgate.net/publication/12097536_The_discovery_of_the_damaging_effect_of_sunlight_on_bacteria [acessado em 26 de março de 2020]. (Ref.1).
Comments