top of page
Buscar
  • Foto do escritorKleber Del Claro

O Mar está pegando Fogo! Temperatura dos Oceanos nunca foi tão alta!


Estudo que será publicado em Fevereiro de 2020*, mas já disponível em PDF*, mostra que as temperaturas das águas oceânicas no mundo todo nunca foram tão altas.

O estudo já diz tudo sem seu título: " Record-Setting Ocean Warmth Continued in 2019 " ou seja "O recorde de aquecimento do Oceano continua em 2019".

O trabalho sairá na revista internacional ADVANCES IN ATMOSPHERIC SCIENCES, VOL. 37, FEBRUARY 2020, 137–142 ,


Basicamente, "os gases de efeito estufa emitidos pelo homem (GEE) resultaram em um aquecimento inequívoco a longo prazo do planeta (IPCC, 2019). Mais de 90% do excesso de calor é armazenado nos oceanos do mundo, onde se acumula e causa aumentos em temperatura do oceano ... Medir o conteúdo de calor do oceano (OHC) é uma das melhores maneiras de quantificar a taxa de aquecimento global... Após os relatórios divulgados nos dois anteriores anos, este artigo apresenta novos dados de CCE para o ano de 2019. Esses dados revelam

que os oceanos do mundo (especialmente em 2000 m) em 2019 foram os mais quentes da história humana registrada.

Especificamente, a anomalia de calor do oceano (0-2000 m) em 2019 foi de 228 Zetta Joules (ZJ, 1 ZJ = 1021 Joules) acima da média de 1981 a 2010 e 25

ZJ acima de 2018.


Imagine você caro(a) leitor(a) o impacto que esse aumento de calor terá sobre a fito e zooplancton, sobre toa a flora e fauna oceânica. As algas dos oceanos são o verdadeiro pulmão do mundo, pois produzem oxigênio em abundância. A perda de diversidade será terrível, com imensos impactos no ambiente terrestre também, com ondas de ar mais quente e tempestades, furacões e tufões. Os mares já estão subindo. Não podemos continuar como o acompanhante do paciente moribundo que nega a existência da doença e nada faz para debelá-la. O negaciosismo neste momento, ou seja, a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável, matará a todos nós.



1.237 visualizações0 comentário
bottom of page