top of page
Buscar
  • Foto do escritorKleber Del Claro

O Coronavírus, O Carnaval e a Emergência Sanitária Global. Quais providências o Brasil está tomando?



Está em todos os jornais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de decretar emergência sanitária global por conta do novo coronavírus*.


"A decisão foi tomada nesta quinta-feira, em Genebra, depois de uma reunião entre especialistas e os governos dos países afetados. Por dias, Pequim pressionou para que a declaração não fosse realizada. Mas, para a OMS, o surto é "sem precedentes"*.


Pois bem, o momento não é para pânico, isso só atrapalha. Mas, o que nossas autoridades sanitárias, o que o governo federal do Presidente Jair Bolsonaro e o que os governos estaduais farão para proteger nossa população durante o carnaval?


O carnaval é nossa maior festa popular, reune milhões de pessoas, gera uma infinidade de divisas, às quais o Brasil não pode negligenciar. Mas por outro lado, quantos desses viajantes chegarão aqui portando o vírus sem saber? Como isso afetará nossa população.

Vejam a declaração abaixo de Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS:


"Embora o número de casos em outros países seja relativamente pequeno em comparação com o registrado na China, devemos agir juntos. Não sabemos o tipo de dano que esse vírus pode causar se ele se espalhar em um país com um sistema de saúde mais frágil. Por isso, declaro emergência em saúde pública internacional".


Todos nós sabemos que o Brasil possui uma enorme população carente, o SUS está em crise constante, os hospitais, inclusive e principalmente os hospitais universitários, sempre com deficit de tudo, de equipamentos, a material de consumo e pessoal. Como faremos?


Faltam três semanas para o carnaval, mas os turistas já estão chegando, aos montes. Quantos estão vindo de regiões com casos já confirmados? Quais medidas protetoras estão sendo tomadas em nossos portos e aeroportos? Como os hospitais e seus servidores, médicos, enfermeiras, pessoal de limpeza, guarda civil, estão sendo preparados se tivermos um surto aqui?


Não é hora de pânico, como eu disse só atrapalha. Mas não é, muito menos, hora de inércia, indecisão. É hora do Brasil mostrar que tem governo, federal e estadual. É hora de responsabilidade social.

Precisamos nos preparar urgentemente! É pra já!

Ou pagaremos o preço de muitas vidas, infelizmente.


Kleber Del Claro, um cientista e biólogo muito preocupado com esse vírus.


*Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/01/30/por-mobilizacao-e-recursos-oms-decreta-emergencia-sanitaria-global.htm?cmpid=copiaecola



369 visualizações0 comentário
bottom of page