top of page
Buscar
  • Foto do escritorKleber Del Claro

Enfermagem: uma Profissão de Risco. No seu dia, 12 de Maio, até 10% deles estão com a COVID-19!




Hoje celebramos a Ciência e Profissão da Enfermagem. Cujo símbolo é a lâmpada e o dia 12 de Maio, escolhidos em homenagem a uma pioneira.


Florence Nightingale, que nasceu em Florença, 12 de maio de 1820 e faleceu em Londres, 13 de agosto de 1910, foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", por se servir deste instrumento de iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite.


Há muito que agradecer hoje, mas não há muito que comemorar, especialmente no Brasil.

"Acredita-se que ao menos 90 mil profissionais de saúde de todo o mundo estão infectados com o novo coronavírus, possivelmente o dobro disto, em meio a relatos de escassez contínua de equipamentos de proteção, disse o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) nesta quarta-feira. A doença já matou mais de 260 enfermeiros, disse a entidade em um comunicado, exortando as autoridades a manterem registros mais precisos para ajudar a impedir que o vírus se dissemine entre profissionais e pacientes" (1). Dois mêses atrás, "a associação sediada em Genebra disse que 100 enfermeiros haviam morrido na pandemia, desencadeada por um novo coronavírus que surgiu na cidade chinesa de Wuhan no final do ano passado. "A cifra de infecções de profissionais de saúde aumentou de 23 mil para mais de 90 mil, achamos, mas isto ainda é uma subestimativa porque não são (números de) todos os países do mundo", disse Howard Catton, presidente-executivo do ICN, à Reuters Television em seu escritório".


"Observando que 3,5 milhões de casos de Covid-19 foram relatados em todo o mundo, Catton disse: "Se a taxa de infecção do profissional de saúde médio, que achamos ser de 6%, for aplicada a isso, a cifra global pode ser de mais de 200 mil infecções de profissionais de saúde hoje". "O escândalo é que os governos não estão coletando e relatando esta informação sistematicamente. Parece a nós que eles estão fazendo vista grossa, o que achamos que é completamente inaceitável e que cobrará mais vidas", acrescentou o britânico." (1)


Profissionais da saúde representam 36% dos casos de covid-19 em Pernambuco. Trabalhadores da área médica relatam medo, sobrecarga de trabalho e preocupação com a família. (2)


No último grande levantamento, ainda em abril observamos a seguinte situação:


"Pelo menos 14 enfermeiros morreram em decorrência de infecção pelo novo coronavírus no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). E outras 12 mortes estão em investigação. O documento da entidade de classe aponta também que há 330 profissionais com diagnóstico confirmado para Covid-19, dos quais 223 estão em quarentena e 107 encontram-se internados. Há ainda outros 2.214 enfermeiros afastados de seus serviços por suspeita da doença. No total, 2.570 enfermeiros foram afetados pelo coronavírus no país " (3).

Então, nos resta apenas agradecer a esses maravilhosos profissionais, homens e mulheres que dão sua vida por nós, com muito pouco reconhecimento no dia a dia. E ainda sofrendo preconceito como temos visto ultimamente, sendo até mesmo agradidos por ignorantes em transportes públicos e nos locais de trabalho.


Clamamos às autoridades que olhem por esses profissionais, com a máxima urgência.


Feliz 12 de Maio nossos anjos que nos iluminam com a vida!





993 visualizações0 comentário
bottom of page