top of page
Buscar
  • Foto do escritorKleber Del Claro

Comportamento Animal para o Ensino Médio! Curso gratuito na web!


Nosso colega Júlio Cesar Voltolini lançou uma proposta de curso voltado aos alunos do ensino médio, crianças e adolescentes para aproveitar o tempo, com aprendizado e conhecimento durante a pandemia.


"Como levar Ciência e Aprendizagem Ativa para as escolas durante a Quarentena? O momento é de ensino dentro de casa devido a Covid19 e para alunos e professores tudo é estranho pois sempre estivemos juntos dentro da sala de aula, nos laboratórios, em florestas e mergulhando no oceano para obter os nossos dados. Mas como manter as aulas interessantes e ao mesmo tempo manter projetos de pesquisa e atividades com a comunidade? Muitas universidades tem projetos em escolas com crianças e pensando nisso o professor Julio Cesar Voltolini (http://lattes.cnpq.br/8137155809735635) do Departamento de Biologia da Unitau em Taubaté (SP) organizou um curso de iniciação científica a distância para alunos do ensino fundamental e médio do Vale do Paraíba Paulista (https://www.facebook.com/ecotrop).

O objetivo é uma imersão no método científico mas totalmente prática. Os alunos observarão animais em vídeos na internet e discutirão perguntas, hipóteses, planejarão a coleta de dados e depois em grupos os dados serão amostrados, analisados e por fim será redigido um relatório científico. Os projetos serão sempre com uma abordagem quantitativa (estatística) sobre o comportamento de algumas espécies de animais e também a avaliação da diversidade de espécies capturadas em vídeo. Entretanto, os alunos farão a escolha dos assuntos e espécies discutindo tudo em grupos online.

A atividade abrange a pesquisa científica, Biologia, Matemática usando softwares, Português (redação científica) e Informática. Ao final, os melhores trabalhos dos alunos serão enviados para congressos e os próprios alunos apresentarão os estudos.

Alunos de graduação presencial e do EAD que já fizeram a atividade em disciplinas da Unitau foram convidados para atuarem como monitores nesse curso.

A atividade será um desafio com o distanciamento social mas mostra como podemos pensar e fazer a Aprendizagem Baseada em Projetos de Pesquisa ser possível mesmo no momento atual."


419 visualizações0 comentário
bottom of page