Buscar
  • Kleber Del Claro

Cientistas não recebem reajuste salarial desde 2013! Bolsas perdem 40% de seu valor! Absurdo!


Para um país que precisa crescer nas áreas de ciência e tecnologia, avançar fortemente em áreas como inteligência artificial, novos medicamentos, materiais inteligentes, tecnologia da informação, biodiversidade e etc, é um absurdo. Desde 2013 não há reajuste nas bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado, da Capes e do CNPq. Para se ter uma ideia, o salário mínimo quase que dobrou de valor nesse período e os jovens cientistas não receberam um tostão sequer de reajuste. Não é aumento! Falo de recomposição de perdas, inflação.


As bolsas de pós-graduação foram reajustadas pela última vez em 2013. Atualmente, os bolsistas de mestrado recebem, por mês, R$ 1,5 mil; os de doutorado, R$ 2,2 mil. São o grosso dos bolsistas.


Essas pessoas são todas formadas, Engenheiros, Biólogos, Médicos, Veterinários, Físicos, Químicos, Linguistas, tem famílias, querem ter um futuro na ciência. Mas como conseguir isso num sistema que não tem férias, não tem décimo terceiro, não tem fundo de garantia, não tem plano de saúde, ou seja, é uma semi escravidão. E com esse salário? E ainda tem gente que critica quando esse pessoal cai fora e aceita oportunidades melhores no exterior.


No ano passado a ANPG,, já fez um grave alerta sobre essa questão*.

De lá para cá, a situação é a mesma, senão pior. Com mais restrições, cortes e tudo que vimos no ano passado. Uma sugestão legislativa que determina aumentos anuais das bolsas de pós-graduação foi transformada em projeto de lei** na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), mas até onde sabemos, parado. A CAPES parece que está estudando um reajuste para os doutorandos.


Vai aqui nosso alerta. Estamos perdendo os melhores cérebros para o exterior. Você não critica quando um jogador de futebol sai e vai ganhar milhões lá fora. Você diz"é não tem jeito de ficar aqui!". Agora imagine perder não um esportista, mas quem pode te salvar num hospital?


As bolsas de pesquisa precisam de reajuste imediato! Sem blá, blá, blá, ou fazemos isso, ou perderemos toda uma geração de jovens.



*http://www.anpg.org.br/04/02/2019/o-reajuste-das-bolsas-de-pos-graduacao-e-urgente-e-necessario/ )

**https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/06/13/sugestao-de-reajuste-anual-de-bolsas-de-pos-graduacao-vira-projeto-de-lei-na-cdh

291 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo