top of page
Buscar
  • Foto do escritorKleber Del Claro

A Vida na roleta de um palhaço! O menosprezo à saúde, educação e ciência que derrubará a todos nós.




Só a falta de educação, de instrução básica, a ignorância sobre a ciência e condições básicas de higiene, explicam o circo que vimos ontem nas ruas.


Em plena pandemia mundial de uma virose, que não é uma gripe, atua como, mas não é! É uma infecção virótica pulmonar, que pode ser grave, que mata, que é altamente contagiosa, pessoas do nosso país convocam as massas para as ruas. Para fazerem tudo que a Organização Mundial da Saúde pede que não seja feito: aglomeração! O modo mais fácil de disseminação deste vírus.

Trinta e um países fecham fronteiras, bares, aeroportos, e o Brasileiro, faz passeata! Vai à praia! Ao shopping! Ele comemora!


Isto é jogar nossa saúde na roleta de um palhaço de circo e ver no que dá:

Vida! Uhuuuuu! Morte! Ahaaaaa! Sequelas! Eeeeeeee! O que será?

Dando gargalhadas e dizendo que isso tudo é muito lindo! Lindo?


Não, isso tudo é insano. Irracional. Irresponsável!


E os mercados responderam hoje, pois essa atitude irresponsável destes grupos que foram às ruas, teve sim impacto no dólar acima de 5 Reais e em mais uma queda da bolsa, de 13%. A queda na bolsa brasileira foi a maior, entre as grandes economias do mundo, de novo!


Enquanto o mundo todo luta contra essa praga, se isolando, agindo com a máxima responsabilidade e ainda assim, essa coisa está fora de controle, aqui agimos com inconsequência. Pior, agimos com complacência. Estamos levando a coisa na brincadeira, como se fosse uma disputa eleitoreira, como se fosse politicagem barata e de butiquim, e não é!

Todos pagaremos o preço da imprudência. Não interessa mais em quem você votou ou deixou de votar! Você pode morrer! Isso mesmo! Seu filho, sua mãe, sua avó, qualquer um pode morrer sim!


Uma coisa que a ciência ensina é que vírus não escolhe cor, religião, preferência política, condição financeira, pois temos poucas defesas contra ele. No caso deste novo conhecido, o Covid-19, temos paliativos como defesa. Se você for o sorteado pela seleção natural darwiniana, já era! Pouco poderemos fazer! A medicina, a sua ciência e a educação vão tentar, mas só se seu corpo reagir, se seu sistema imune não se entregar, porque, simplesmente, ainda não temos um remédio eficiente contra vírus e nenhum contra este covid-19! Vai demorar! A Ciência demanda tempo e investimento! Formar cientistas leva anos e anos, de bolsas, equipamentos, livros, aulas, especializações, sabia?


Os endinheirados tem mais chance de viver? Sim, porque tem mais recursos, bons hospitais, equipamentos para ajudar seu corpo a reagir. Mas no final das contas o que vai decidir é seu sistema imunológico. O vírus é implacável no que ele deseja: usar seu corpo, para se replicar.

Ele nada mais é do que um punhado de genes lutando pela sua sobrevivência, como nós! E vai lutar e muito, contra você! Para dominar tudo no seu corpo, seus pulmões, intestinos e mucosas! Ele vai fazer você parar de respirar! E fim!


Por que as pessoas não estão entendendo isso?

Porque não tem educação, ou seja, instrução! Escolas fracas, professores ruins, pouco investimento. Mesmo nossas melhores escolas, as mais caras, são fracas. São diretivas, não visam ensinar, visam preparar para passar, seja no que for.

Porque a ciência boa, de qualidade, não chega até as pessoas, porque muito cientista não tem paciência de explicar ao povo que lhes paga, não se desnudam da arrogância e dizem as coisas de forma clara, direta, na linguagem do povo.


Custa dizer que vírus é um organismo diminuto, que a gente tem até dificuldade para classificar, de tão simples que é. Mas que a gente ainda não os compreende por completo. Que de fato são um pacotinho de material genético que invade as células de outros organismos e as usam como uma indústria, para se replicar e vão explodindo tudo lá dentro. Pois, se replicam tanto e tão rápido que explodem as células dos tecidos que invadem. Acabam destruindo tudo! E eles mudam, evoluem, muito rápido. Por isso é difícil ter uma vacina eficaz contra eles, ou um remédio. Que são tão pequenininhos que uma gota de saliva no ar, aquela que espirrou de sua boca, ou de um espirro de nariz, pode conter milhares deles! E que vão ficar no ar por horas, procurando uma outra pessoa para invadir e usar!

Custa explicar de um jeito que o povo entende?


Porque os governos, todos eles, não investem como deveriam em educação, ciência e saúde? E na sua popularização?

Por esse motivo, as pessoas fazem passeatas e escrevem nos cartazes:

"Foda-se Coronavirus!"


Dá pra entender isso? Dá!


Somos reféns na roleta de um palhaço, entenda isso!


Podemos morrer por culpa da irresponsabilidade. Da ignorância. Da falta de educação e ciência.


E esse meu grito é um desabafo. Cansado de um mundo tão ignorante.












331 visualizações0 comentário
bottom of page