top of page
Buscar
  • Foto do escritorKleber Del Claro

A Origem do Coronavirus - Covid-19! A Ciência derruba teorias conspiratórias: é a seleção natural!





Estudo publicado esta semana mostra a mais provável origem do Coronavirus que está transtornando o mundo: morcegos ou pangolins!


Nada indica que sejam manipulações biológicas em laboratório feitas por uma mente maligna!

Tudo aponta na direção da seleção natural de um vírus que saltou de um animal para os humanos, por alimentação ou contato.


O artigo: “ The proximal origin of SARS-CoV-2” de Kristian G. Andersen, Andrew Rambaut, W. Ian Lipkin, Edward C. Holmes & Robert F. Garry, publicado em Nature Medicine (2020),


Mostra principalmente que:


Teorias de origens SARS-CoV-2 – O Coronavirus Covid-19


É improvável que o SARS-CoV-2 tenha surgido através da manipulação laboratorial de um coronavírus semelhante ao SARS-CoV. ... os dados genéticos mostram irrefutavelmente que o SARS-CoV-2 não é derivado de nenhum backbone de vírus usado anteriormente20.


Em vez disso, propomos dois cenários que podem explicar de maneira plausível a origem do SARS-CoV-2:


(i) seleção natural em um hospedeiro animal antes da transferência zoonótica; e


(ii) seleção natural em humanos após transferência zoonótica.


Em resumo:


Os pangolins malaios (Manis javanica) importados ilegalmente na província de Guangdong contêm coronavírus semelhantes ao SARS-CoV-221. Embora o vírus do morcego RaTG13 permaneça o mais próximo do SARS-CoV-2 no genoma1, alguns coronavírus de pangolins exibem forte semelhança com o SARS-CoV-2 na RBD, incluindo todos os seis principais resíduos de RBD21 (Fig. 1). Isso mostra claramente que a proteína spike SARS-CoV-2 otimizada para ligação à ACE2 semelhante a humanos é o resultado da seleção natural.


Conclusões:


No meio da emergência global de saúde pública COVID-19, é razoável imaginar por que as origens da pandemia são importantes. A compreensão detalhada de como um vírus animal ultrapassou os limites das espécies para infectar seres humanos de maneira tão produtiva ajudará na prevenção de futuros eventos zoonóticos.


Por exemplo, se o SARS-CoV-2 for pré-adaptado em outra espécie animal, haverá o risco de futuros eventos de reemergência. Por outro lado, se o processo adaptativo ocorreu em seres humanos, mesmo que ocorram transferências zoonóticas repetidas, é improvável que decolem sem a mesma série de mutações. Além disso, a identificação dos parentes virais mais próximos da SARS-CoV-2 circulando em animais ajudará bastante os estudos da função viral. De fato, a disponibilidade da sequência de morcegos RaTG13 ajudou a revelar as principais mutações RBD e o local de clivagem polibásica.


As características genômicas descritas aqui podem explicar em parte a infecciosidade e transmissibilidade da SARS-CoV-2 em humanos. Embora as evidências mostrem que o SARS-CoV-2 não é um vírus propositalmente manipulado, atualmente é impossível provar ou refutar as outras teorias de sua origem descritas aqui. No entanto, como observamos todos os notáveis ​​recursos de SARS-CoV-2, incluindo o local otimizado de RBD e de clivagem polibásica, nos coronavírus relacionados na natureza, não acreditamos que qualquer tipo de cenário laboratorial seja plausível.


Mais dados científicos podem balançar o balanço de evidências para favorecer uma hipótese em detrimento de outra. Obter seqüências virais relacionadas de fontes animais seria a maneira mais definitiva de revelar as origens virais. Por exemplo, uma observação futura de um local de clivagem polibásico intermediário ou totalmente formado em um vírus do tipo SARS-CoV-2 de animais daria ainda mais suporte às hipóteses de seleção natural. Também seria útil obter mais dados genéticos e funcionais sobre SARS-CoV-2, incluindo estudos em animais.

A identificação de um potencial hospedeiro intermediário de SARS-CoV-2, bem como o seqüenciamento do vírus em casos muito precoces, também seriam altamente informativos.

Independentemente dos mecanismos exatos pelos quais o SARS-CoV-2 se originou por seleção natural, a vigilância contínua de pneumonia em humanos e outros animais é claramente de extrema importância.


33.005 visualizações0 comentário
bottom of page