Buscar
  • Kleber Del Claro

2020, um Ano para NÃO ser Esquecido!

Atualizado: Abr 7


Quando a realidade esbofeteia a nossa cara como o fez em 2020, escancarando as diferenças sociais abissais que se intensificam, o desprezo pela natureza e pela vida humana, o ódio racial, o menosprezo à educação e a ciência, percebemos que chegamos em uma das grandes encruzilhadas humanas.

Não há mais volta.

Ou as pessoas e seus governos reconhecem que o sistema está à beira do colapso, e decidem por um novo rumo, ou sucumbiremos. Alguns mais rapidamente que outros, mas o fracasso será de toda a humanidade.

A rápida globalização do COVID-19, o Coronavírus de 2019/20, nos mostrou o quão próximos de Gaia estamos. Um evento do outro lado do mundo, em poucos dias se espalhou e modificou profundamente a vida em todo o planeta.

Esse evento escancarou nossas fraquezas.

Revelou e acentuou as desigualdades sociais, educacionais e econômicas, entre e dentro das nações.

Revelou que governos autoritários e populistas são realmente o que se espera deles: fracos, incompetentes, inoperantes, inoportunos, intempestivos.

O flerte de algumas nações com o populismo custou e custará caro a esses países e a seus povos, especialmente aos mais pobres.

O ano de 2020 mostrou que o desprezo e agressão à natureza podem e vão desencadear novas pandemias, sindemias, desgraças mundiais sem precedentes para a humanidade.

O aquecimento global intensificado pela ação humana é uma realidade irrefreável, possível apenas de ser amenizada.

A vida nunca mais será como antes de 2020. Nunca mais!

Esse ano mostrou também que a educação, a ciência e a tecnologia são os motores da revolução que pode salvar a humanidade.

Os países que mais investem em ciência e educação, estão hoje entre os mais próximos de se livrarem desta primeira grande pandemia de um mundo globalizado que despreza a natureza.

Não esqueça de 2020! Pois se nada fizermos, se agirmos como se tivéssemos passado apenas por uma gripezinha, não estaremos preparados para o pior que ainda está por vir.

Precisamos esquecer fronteiras e unir nossas ciências.

Temos que educar as pessoas à luz da ciência e da razão!

Precisamos deixar de lado o misticismo, as rusgas religiosas e trabalharmos pelo humano, pela criança que em algum lugar passa fome, frio e sofre.

Seja você de que etnia for, você é humano e é isso que importa.

O racismo, a misoginia, o preconceito religioso, social ou sexual, o ódio e o desrespeito a quem pensa ou tem opções de vida diferente, não cabe mais nesse mundo, chega!

Temos que respeitar a pessoa humana, que é única, inimitável, um DNA inigualável.

Não podemos e não devemos nos esquecer de 2020, pois apenas os povos que entenderem as lições que esse ano nos deu, serão capazes de se adaptar e sobreviver.



Kleber Del Claro

Professor e Cientista

92 visualizações0 comentário
SOBRE NÓS

A Comunidade dos

Cientístas Livre Pensadores

Trabalhando pela divulgação e popularização da Ciência!

LOCALIZAÇÃO

(34) 

38411-212

cienciaqnf@gmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© Kleber Del Claro & Co. Orgulhosamente criado com Wix.com