Buscar
  • Kleber Del Claro

O Universo é plano! Talvez não! Um Universo redondo faria o fim encontrar o início...e tudo muda!

Atualizado: 27 de Dez de 2019


Crise cosmológica: não sabemos se o universo é redondo ou plano

"Viaje o suficiente no universo e você poderá voltar para onde começou.

Medições do observatório espacial de Planck mostraram que o universo pode ter a forma de uma esfera e não de uma folha plana, o que mudaria quase tudo o que pensamos que sabemos sobre o cosmos."

O observatório Planck, que operou de 2009 a 2013, mapeou o fundo cósmico de microondas, um mar de luz que sobrava do big bang. Um conjunto de observações mostrou que havia mais lentes gravitacionais - alongamento da luz devido à forma do espaço-tempo, que pode ser distorcida pela matéria pesada - do que o esperado.

Alessandro Melchiorri, da Universidade Sapienza de Roma, e seus colegas calcularam que isso pode ocorrer porque a forma do universo é diferente do que pensávamos.

Todos os outros dados cosmológicos sugerem que o universo é plano, o que significa que não tem curvatura, semelhante a uma folha de papel. Essas medidas de Planck indicam que ela pode ser "fechada" ou esférica, o que significaria que se você viajasse o suficiente em uma direção, acabaria voltando ao ponto em que começou. Isso ocorre porque a lente extra implica a presença de matéria escura extra, o que levaria o universo a uma esfera finita em vez de uma folha plana.

Segundo essas observações, o universo tem 41 vezes mais chances de ser fechado do que plano. "Esses são os dados cosmológicos mais precisos e estão nos dando uma imagem diferente", diz Melchiorri.

Se o universo estiver realmente fechado, isso pode ser um grande problema para a nossa compreensão do cosmos. Outro enigma cosmológico é que o universo próximo parece estar se expandindo mais rápido do que deveria. É difícil de explicar com nosso modelo padrão de cosmologia, que inclui um universo plano, e a equipe calculou que isso fica ainda mais difícil com um universo esférico, juntamente com algumas outras incompatibilidades cósmicas que ainda precisamos explicar. É tão ruim que eles estão chamando de "crise cosmológica".

"Em um universo fechado, essas anomalias são mais graves do que pensávamos", diz Melchiorri. "Se nada estiver de acordo, temos que pensar muito sobre o nosso modelo do universo e sua formação.

"A explicação usual da formação do universo inclui um período logo após o big bang chamado inflação, quando o universo se expandiu rapidamente. Nossos modelos atuais de inflação naturalmente levam a um universo plano; portanto, se o universo estiver realmente fechado, eles terão que mudar.

Leia mais: https://www.newscientist.com/article/2222159-cosmological-crisis-we-dont-know-if-the-universe-is-round-or-flat/#ixzz64M24SpiH


66 visualizações
SOBRE NÓS

A Comunidade dos

Cientístas Livre Pensadores

Trabalhando pela divulgação e popularização da Ciência!

LOCALIZAÇÃO

(34) 

38411-212

cienciaqnf@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© Kleber Del Claro & Co. Orgulhosamente criado com Wix.com