top of page
Buscar
  • Kleber Del Claro

Vírus criados em laboratório podem combater a resistência aos medicamentos


Créditos:https://www.lifescience.net/news/2771/engineered-viruses-could-fight-drug-resistance/

Ajustando os genomas dos bacteriófagos, a equipe do MIT (Massachusetts Institute of Technology) cria uma nova arma para combater a infecção.

Na batalha contra a resistência aos antibióticos, muitos cientistas têm tentado implantar vírus de ocorrência natural, chamados bacteriófagos, que podem infectar e matar bactérias. Os bacteriófagos matam bactérias através de mecanismos diferentes dos antibióticos, e podem atingir cepas específicas, tornando-as uma opção atraente para potencialmente superar a resistência a múltiplas drogas. No entanto, encontrar e otimizar rapidamente bacteriófagos bem definidos para uso contra um alvo bacteriano é um desafio.

Em um novo estudo, os engenheiros biológicos do MIT mostraram que eles poderiam programar rapidamente bacteriófagos para matar diferentes cepas de E. coli, fazendo mutações em uma proteína viral que se liga às células hospedeiras. Esses bacteriófagos modificados também têm menor probabilidade de provocar resistência em bactérias, descobriram os pesquisadores.

Os pesquisadores criaram vários fagos projetados que poderiam matar a E. coli cultivada em laboratório. Um dos fagos recém-criados também foi capaz de eliminar duas cepas de E. coli que são resistentes a fagos naturais de uma infecção de pele em camundongos. Lu é o autor sênior do estudo, que aparece na edição de 3 de outubro da revista científica Cell. O pós-doc do MIT Kevin Yehl e o ex-pós-doc Sebastien Lemire são os principais autores do artigo. Lu e Yehl agora planejam aplicar essa abordagem para atingir outros mecanismos de resistência usados ​​por E. coli, e também esperam desenvolver fagos que possam matar outros tipos de bactérias nocivas. "Este é apenas o começo, pois existem muitos outros suportes e bactérias virais a serem direcionados", diz Yehl. Os pesquisadores também estão interessados ​​em usar bacteriófagos como uma ferramenta para atingir cepas específicas de bactérias que vivem no intestino humano e causam problemas de saúde.

Veja mais em: https://www.lifescience.net/news/2771/engineered-viruses-could-fight-drug-resistance/


188 visualizações0 comentário
bottom of page