Buscar
  • Kleber Del Claro

Viemos todos da África! Em Botsuana, viveu a Eva ancestral de cada um de nós


Novo estudo genético, mapeando as origens do Homo sapiens sapiens revela que todas as pessoas vivas hoje descendem de uma mulher que viveu no Botswana moderno há cerca de 200.000 anos .

Em um novo estudo publicado na revista Nature, os cientistas analisaram o DNA mitocondrial - informações genéticas que passam pela linha feminina - de mais de 1.200 pessoas em inúmeras populações na África. Examinando quais genes foram preservados no DNA das pessoas ao longo do tempo, os antropólogos determinaram que humanos anatomicamente modernos emergiram no que antes era uma zona úmida exuberante em Botsuana, ao sul do rio Zambeze.

Embora os cientistas concordem que os humanos modernos (Homo sapiens sapiens) surgiram na África cerca de 200.000 anos atrás, eles permaneceram incertos sobre exatamente em que lugar do continente esse marco evolutivo ocorreu. O novo estudo oferece uma resposta a essa pergunta e também mina a ideia de que nossos ancestrais surgiram na África Oriental, como sugerem evidências fósseis limitadas.

A antropóloga Vanessa Hayes, autora sênior do novo artigo, disse em entrevista coletiva que as descobertas sugerem que "todos que andam por aí hoje" podem rastrear seu DNA mitocondrial de volta a essa "pátria humana", África, Botsuana.

Para rastrear a origem geográfica de nossos ancestrais, Hayes e seus colegas examinaram o DNA mitocondrial (mtDNA) de pessoas que vivem no sul da África, como o Khoisan. O mtDNA, que é transmitido pela linha materna, é freqüentemente usado para rastrear a ancestralidade humana porque não é misturado ao DNA paterno. Isso significa que muda menos com o tempo e deixa um vínculo mais claro com parentes distantes. A região da qual esse ancestral veio, chamada de pantanal-pantanal Makgadikgadi – Okavango, ficava perto do moderno Delta do Okavango e salpicada de lagos e vegetação.

Veja mais em:

https://www.businessinsider.com/origin-of-modern-humans-botswana-africa-2019-10?fbclid=IwAR3YedwrZuxyKlirpwg03Hh9RzCHm9_Mq-eDywTgXT3oyIJue33dLCDYnIM


81 visualizações
SOBRE NÓS

A Comunidade dos

Cientístas Livre Pensadores

Trabalhando pela divulgação e popularização da Ciência!

LOCALIZAÇÃO

(34) 

38411-212

cienciaqnf@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© Kleber Del Claro & Co. Orgulhosamente criado com Wix.com