Buscar
  • Kleber Del-Claro

Bolsas do CNPq - Suspensas! Mais um ataque a ciência nacional! Os cérebros do Brasil no limbo!


Uma nota publicada na página do CNPq*, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, informa que a Chamada 22/2018 - Bolsas especiais, segundo cronograma, está suspensa até 30 de setembro de 2019 por indisponibilidade orçamentária no corrente exercício.

Este item inclui os Anexo I e II no qual se encontra a lista de bolsas suspensas, desse edital:

-Produtividade em Pesquisa (PQ) - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão inovadora (DT) - Pesquisador Visitante (PV) - Pós-Doutorado Junior (PDJ) - Pós-Doutorado Sênior (PDS) - Doutorado-Sanduíche no País (SWP) - Pós-Doutorado Empresarial (PDI) - Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI) - Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) - Produtividade Sênior (PQ-Sr) - Atração de Jovens Talentos (BJT) - Pesquisador Visitante Especial (PVE). Doutorados no exterior, integral e sanduíche.

Na página do CNPq, também lemos que "O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros."

"Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação".

"Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional. Para saber mais consulte o Organograma e o Regimento Interno da Instituição."

Tem como missão "Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional".

Como o Brasil será independente de tecnologias estrangeiras e um país soberano em educação e ciência, sem investimentos? Esses cortes e contingenciamentos irão representar décadas de atraso na ciência. Uma pesquisa interrompida, não se restabelece como um acender e apagar de luzes. A falta de investimentos e seu continuísmo na pesquisa leva a perda de material biológico e tecnológico que depende de insumos, manutenção e principalmente de cérebros atrás desses. Pessoas, abnegadas, jovens promissores, cientistas que mantém as chamas acesas. Que desenvolvem os novos medicamentos, tecnologias e descobertas. E essas pessoas precisam comer, se vestir, morar, sustentar suas famílias.

A fuga de cérebros já começou e se tornará uma avalanche. Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Dinamarca, Japão, já estão levando nossas melhores e jovens mentes. A geração que ficar, corre o risco de se tornar uma geração perdida para a ciência, pois não terá chances mínimas de competir com os incentivos aos cientistas europeus e da América do norte. Este é um momento em que não apenas os cientistas, os estudantes e professores universitários devem se unir, mas toda a comunidade lúcida, todas as pessoas de bem e que querem o desenvolvimento e o progresso do Brasil precisam se unir pela reversão neste contingenciamento, nestes cortes. O CNPq, assim como as Fundações de apoio estaduais, tais como a FAPEMIG, FAPERJ, FAPESP, precisam do apoio da comunidade em geral. O que está em jogo é aquilo que o CNPq mais defende "avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional."

Em tempo, cabe lembrar que o atual presidente do CNPq é João Luiz Filgueiras de Azevedo, um pesquisador com histórico de atuação na instituição como membro do Comitê de Assessoramento de Engenharias Mecânica, Naval e Oceânica e Aeroespacial por duas vezes, entre 2002 e 2004 e de 2010 e 2012. Além disso, Azevedo, que é pesquisador titular do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e professor colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele serve ao nosso Ministro, o astronauta Marcos Pontes. Como essas duas pessoas farão um bom governo, se não tem os recursos necessários?

Seja um patriota, lute pela educação e pela ciência do Brasil. Conte aos seus familiares e amigos sobre a crise absurda que vive a ciência nacional.

*http://www.cnpq.br/documents/10157/6894802/BOLSAS+ESPECIAIS+SUSPENS%C3%83O.jpg/bce85116-15bf-4264-85a3-252c3fd0cef1?t=1563539444285


2,255 visualizações
SOBRE NÓS

A Comunidade dos

Cientístas Livre Pensadores

Trabalhando pela divulgação e popularização da Ciência!

LOCALIZAÇÃO

(34) 

38411-212

cienciaqnf@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© Kleber Del Claro & Co. Orgulhosamente criado com Wix.com