Buscar
  • A Ciência que nós fazemos

Cores da Guerra: Estudo Inovador sobre Seleção Sexual entre Machos. - Cientistas Brasileiros (UFU/US


Se existe imagem que represente uma vitória, a imagem é essa.

Diogo Vilela, um rapaz simples, da mineiríssima Ituiutaba, filho de uma das mais dedicadas funcionárias da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de nossa biblioteca do campus Ituiutaba, a Sra Denisy Silva, chegou lá!

Diogo e um grupo de colaboradores acaba de ter um estudo brilhante, aceito para publicação, simplesmente!!! Na revista onde Charles Darwin e Ernest Mayr, os maiores evolucionistas de todos os tempos publicaram, no renomado Biological Journal of the Linnean Society. Ou seja, a Revista da Sociedade Lineana de Londres.

Pra quem ainda não entendeu, esse moço que fez Biologia na UFU e mestrado na USP - Entomologia de Ribeirão Preto, onde também desenvolve o doutorado, teve um trabalho aceito na fina flor das revistas evolucionistas, ou seja, no berço do Darwinismo!

O estudo sobre como machos duelam entre si, em um complexo ritual de exibição de cores faciais para a conquista de fêmeas, permite predizer em libélulas quem serão os machos vencedores de disputas territoriais, apenas pela pigmentação facial presente nos machos. Esses machos da libélula Tigriagrion aurantinigrum (Zygoptera, Coenagrionidae) recorrem a duelos exibicionistas faciais, mostrando uns aos outros suas faces alaranjadas (Opa! Exibicionismo com uma cara alaranjada? Acho que vi isso recentemente na TV!), evitando assim confronto físico por contato agonístico, ou seja, sem agressão física.

O estudo

Colors of war: visual signals may influence the outcome of territorial contests in the tiger damselfly

tem como co-autores Thaína Tosta (UFSCAR), Rodrigo Rodrigues (UFU), Kleber Del-Claro (UFU), Rhainer Guillermo-Ferreira (UFSCAR).

Diogo é orientado do Prof. Kleber Del-Claro desde sua Iniciação Científica na UFU, tendo sempre a parceria e co-orientação do Prof. Rhainer Guillermo-Ferreira, um dos mais destacados cientistas da nova geração de entomólogos brasileiros. No ano passado em um projeto coordenado pelo Prof. Kleber e também com a participação do Prof. Rhainer, Diogo fez um estágio doutoral na Espanha, na Universidade de Vigo, mais precisamente em Pontevedra, com apoio da CAPES (DGPU), onde pode discutir os resultados desse e de outros estudos em andamento com grupos europeus, especialmente com o Prof. Adolfo Cordero-Rivera.

Está aí um rapaz de sucesso que ainda nos dará muito orgulho!

"Eita mineirinho bão de serviço sô!"

A Ciência que nós fazemos tem muito orgulho de nossos brasileiros persistentes em seus objetivos!


508 visualizações
SOBRE NÓS

A Comunidade dos

Cientístas Livre Pensadores

Trabalhando pela divulgação e popularização da Ciência!

LOCALIZAÇÃO

(34) 

38411-212

cienciaqnf@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© Kleber Del Claro & Co. Orgulhosamente criado com Wix.com