top of page
Buscar
  • Kleber Del Claro e Helena Maura Torezan Silingardi

Um Biólogo da UFU entre os Índio Ticuna da Amazônia: Alexandre Coletto da Silva dedicação à ciência


Alexandre Coletto da Silva está entre aquelas pessoas com as quais você sabe que pode contar se precisar. Uma pessoa simples, humilde, dedicada. Exímio ilustrador científico. Ele trabalha no Instituto de Biologia da UFU no Laboratório de Ensino de Botânica.

Alexandre possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2006).

Alexandre é um dos últimos orientador do renomado e internacionalmente conhecido professor Warwick Estevam Kerr, com o qual defendeu a tese:

IMPLANTAÇÃO DA MELIPONICULTURA E ETNOBIOLOGIA DE ABELHAS SEM FERRÃO (Melipona) EM COMUNIDADES INDÍGENAS NO ESTADO DO AMAZONAS.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

Orientador: Warwick Estevam Kerr.

Um trabalho lindo, que estamos ajudando o Alexandre a transformar em livro, que deverá ser editado e publicado até o final de 2017. Nesse estudo, eles investigaram e colaboraram com os índio Ticuna no aprimoramento de sua meliponicultura. gerando mais recursos, mais saúde e mais educação para aquelas comunidades isoladas da Amazônia.

Alexandre é consultor ad hoc do Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas - PDPI e avaliador de artigos científicos das revistas Acta Amazônica e Neotropical Entomology. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Meliponicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, inimigos naturais, biologia geral e manejo de abelhas sem ferrão (especialmente as do gênero Melipona).

Possui conhecimento e habilidade na área de fotografia e ilustração científica e também técnicas de ascensão vertical (rapel) para pesquisa em dossel.

Vejam os maravilhosos desenhos de Alexandre em: http://colettobioarte.blogspot.com.br/

O que ele não conta em seu curriculum Lattes é que é um excelente pai de família, uma pessoa amada pelos escoteiros de Uberlândia, uma pessoa que faz a diferença na comunidade.

A Ciência que nos fazemos, orgulha-se de Alexandre Coletto!

Kleber e Maura


85 visualizações0 comentário
bottom of page