Buscar
  • A Ciência que nós fazemos

Equipe Multidisciplinar de Cientistas Brasileiros e Mexicanos lançam nova luz sobre as Redes de Inte


Em estudo recentemente publicado na revista da Springer Arthropod Plant Intractions, intitulado: Food source availability and interspecific dominance as structural mechanisms of ant-plant-hemipteran multitrophic networks; o mineirinho aí ao lado, Roberth Fagundes esteve à frente de um grupo internacional de pesquisadores.

Ele e seus colegas Wesley Dátillo e Victor Rico-Gray do México, juntamente com Kleber Del Claro (UFU) e Sérvio Pontes Riberiro (UFOP), lançaram nova luz sobre os estudos em redes de interações ecológicas.

Neste estudo, avaliou-se a disponibilidade e a dominância de recursos (nesse caso néctar e exsudação de hemípteros) como fatores estruturais da rede formiga-planta-hemíptero. Foram estudadas 12 espécies de plantas (240 arbustos) e 12 espécies hemíptero (240 agregações) interagiram com formigas em uma área de Campos Rupestes (Rocky Highland Savannah), Brasil. Observou-se que espécies de formigas que usam exsudações são um subconjunto das espécies de formigas que se alimentam de néctar. Além disso, observamos que, apesar do subrede formiga-hemíptero planta-formiga serem estruturalmente diferentes, o núcleo central de espécies de formigas altamente interagidas foi o mesmo para ambas as sub-redes. Por conseguinte, estas duas interações baseadas em recursos devem ser considerados como uma única rede multitróficas. Especificamente, a sub-rede formiga-planta exibiu um padrão aninhado de interações e alto grau de especialização.

No entanto, a sub-rede formiga-hemíptero não foi aninhada mas muito especializada. Além disso, verificou-se uma forte relação entre a disponibilidade de EFN e a quantidade de interações com formigas. No entanto, hemipterans abundantes não interagiram com mais espécies de formigas, provavelmente devido à agressividade das formigas dominantes. Tomados em conjunto, os nossos resultados mostram a importância da disponibilidade de recursos para a estruturação de redes de interações formiga-planta-hemíptero.

Acesse a íntegra do artigo em: DOI 10.1007/s11829-016-9428-x

A Ciência que nós fazemos quer ver mais dessas colaborações!


32 visualizações
SOBRE NÓS

A Comunidade dos

Cientístas Livre Pensadores

Trabalhando pela divulgação e popularização da Ciência!

LOCALIZAÇÃO

(34) 

38411-212

cienciaqnf@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© Kleber Del Claro & Co. Orgulhosamente criado com Wix.com