Buscar
  • A Ciência que nós Fazemos

Perdas e Ganhos nas Interações Ecológicas - Revisão é publicada em Insectes Sociaux por Kleber Del-


As interações ecológicas multitróficas, ou seja, que envolvem muitos níveis diferentes das cadeias tróficas (alimentares), atuam compondo redes de relações que moldam as comunidades naturais e, portanto, impactam diretamente a biodiversidade.

Por mais de 30 anos temos trabalhado com essas interações, principalmente as envolvendo nectários e animais por eles atraídos. Os nectários florais estão em flores e se relacionam com a polinização e os fora das flores, ou extraflorais, atraem formigas, aranhas e outros insetos para o corpo da planta. Esses nectários extraflorais (figura abaixo), podem servir como moeda de troca entre as plantas e os predadores, ou seja. As plantas oferecem o néctar rico em água, aminoácidos, açúcares para os animais se alimentarem, que em contra-partida removem das plantas herbívoros (pragas), aumentando a produtividade (número de frutos) vegetal. São relações de troca, que simulam um comércio, uma via de relações econômicas na natureza.

Insectes Sociaux é uma revista da IUSSI, International Union for the Study of Social Insects e tivemos a honra de ser convidados para escrever uma revisão nesse journal sobre as interações ecológicas entre formigas e plantas que possuem nectários extraflorais.

Isso foi um grande reconhecimento ao nosso trabalho de tantos anos, mas não podíamos escrever a revisão sozinhos.

Uma oportunidade como essa deve ser compartilhada, o "nós" deve sempre estar à frente do "eu" em ciência. E devemos muito aos nossos colaboradores.

Assim sendo, convidamos alguns dos nossos colegas com os quais temos importantes publicações no assunto para participar dessa revisão. Nela, apresentamos desde os aspectos básicos nessas intrigantes interações até as perspectivas futuras para estudos nessa área do conhecimento que possam nos permitir compreender melhor e preservar nossa rica biodiversidade.


A segunda parte do título denota como essa interações ecológicas são condicionais e que evoluíram dependendo de fatores como:

"fidelidade, trapaças e mentiras".

Esperamos que nosso texto tenha sido amplo o bastante e ao mesmo tempo claro e estimulante o suficiente para atrair mais jovens pesquisadores para estudar essas relações. Isso é importante, pois acreditamos que as mais distintas relações ecológicas já existem em nosso planeta há mais de 100 milhões de anos e se mantém, ou seja, mudam-se os atores (espécies surgem, ou são extintas), mas a essência do teatro ecológico permanece. Se conhecermos o roteiro, saberemos como preservar a natureza.

Esperamos que gostem! Vejam o PDF em:

www.leci.ib.ufu.br

Os autores agradecem sua atenção!


82 visualizações
SOBRE NÓS

A Comunidade dos

Cientístas Livre Pensadores

Trabalhando pela divulgação e popularização da Ciência!

LOCALIZAÇÃO

(34) 

38411-212

cienciaqnf@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© Kleber Del Claro & Co. Orgulhosamente criado com Wix.com