top of page
Buscar
  • Kleber Del Claro

Expoentes da Nossa Ciência, hoje: Marcos Antonio de Souza Barrozo / UFU


Inauguramos hoje em A Ciência que nós fazemos uma seção no Blog para divulgar entre estudantes de todo o Brasil, quem são e onde estão nossos grandes mestres.

Aquelas criaturas enfurnadas em laboratórios, ou no campo mesmo, mas que podem dar uma guinada na vida dessa molecada linda que precisa de orientação nesse Brasilzão de meu Deus!

Expoentes da Nossa Ciência, está aberto a colaboração de qualquer colega que quiser copiar o modelinho e nos enviar uma resenha, com foto do professor! OK?

Colaborem, estamos esperando!

Hoje homenageamos o colega Marcos Antonio de Souza Barrozo / UFU / Engenharia química

Marcos é uma excelente pessoa, caridoso e íntegro, além de renomado pesquisador e professor.

Vejam um pouquinho da competência desse Pesquisador 1A do CNPq, aqui:

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Química pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e Pós-doutorado na University of British Columbia (UBC) no Canadá. É professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UFU. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Sistemas Particulados, atuando principalmente nos seguintes temas: fluidodinâmica de sistemas particulados, separação sólido-fluido, secagem, recobrimento, granulação e flotação. É Pesquisador 1A do CNPq, Membro do Comitê Permanente do Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados, Membro da Câmara de Arquitetura e Engenharias (TEC) da FAPEMIG, Membro do CA da Engenharia Química do CNPq e Avaliador Institucional do INEP. Foi Membro do comitê assessor (CA) da área de Engenharias II da CAPES de 2005 a 2010. Publicou 165 artigos em periódicos especializados (índice H=23 e mais de 1360 citações), 337 artigos completos em anais de evento com corpo de revisores, 11 capítulos de livro, além da edição de 1 livro. Orientou 85 alunos de Pós graduação, sendo 54 dissertações de mestrado, 31 teses de doutorado, além de 11 Pós-doutorados e mais de 75 alunos em iniciação científica. Uma das teses de doutorado orientada foi vencedora do PRÊMIO CAPES DE TESE 2012, na área de Engenharias II.

Obrigado Professor por fazer parte de nossa gente!


71 visualizações0 comentário
bottom of page